terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Que Aprendi Com Vivian Whiteman



Olá, leitores tudo bem, hoje era dia de eu postar mais uma parte da palestra da Júlia Petit, mas infelizmente não será hoje, pois resolvi fazer esse post em homenagem a uma amiga e jornalista que aprendi a admirar por sua garra e força de vontade, agora vocês se perguntam é a Regina Guerreiro?Lilian Pacce? Erika Palomino?

Não, é Vivian Whitman da Folha, muitos de vocês não devem conhecê-la, pois a linha jornalística que ela segue é mais comportamental, fala de moda e estilo, mas sem a necessidade de criticar ou simplesmente passar uma tendência, acaba que a coluna dela no jornal acaba sendo também comportamental.

Eu a conheci em um curso que foi ministrado sobre jornalismo de moda na Escola São Paulo, nesse curso ela e o editor de moda na época Alcino Leite Neto, passaram noções simples de como se desenvolve uma matéria voltada para esse campo jornalístico, e também pequenos toques de redação para a montagem de uma matéria de moda, esse curso para mim em particular acendeu a vontade de trabalhar na área e passar conteúdo as pessoas, se eu tenho esse espaço virtual hoje posso agradecer a Vivian que foi lendo o dela que me fez voltar a ter um Blog.

Mas voltando ao curso, foi muito interessante, nele eu aprendi a montar uma linha fina que serve como um resumo geral da reportagem e também como fazer um título atraente ao leitor, além desses toques práticos houve também muito conteúdo de linha editorial, pois embora falando de um assunto mais ousado a coluna de moda também tem que seguir a linha editorial do jornal para haver uma unidade entre ela e os outros cadernos que o constituem.

Após esse curso acabei descobrindo o blog “Ultima Moda” que na época assim como a coluna ainda era editado pelo Alcino, mas o tempo passou e aconteceu que a Vivian assumiu a editoria, foi ai que me interessei mais pela sua persona e carisma, pois houve um rejuvenescimento tanto da escrita quanto da versão online onde ela sempre trazia conteúdos novos e também movimentos culturais que até então eram do gueto.

Após esse ocorrido acabei aprendendo muito mesmo a distancia de que o jornalista de moda não pode só se alimentar do seu meio e que ele precisa de outros conteúdos e conceitos para a sua formação ela utilizou para isso muitos artistas e vídeos que a grande mídia da moda ignora como os rappers Emicida e Criolo, esse é o ponto que fez eu me interessar mais por ela profissionalmente, hoje escrevo esse post com uma dor no coração, pois o Blog da última moda não será mais atualizado, portanto deixo aqui meu agradecimento a profissional Vivian Whiteman que mesmo de longe foi meu incentivo para ser jornalista, Fã e blogueiro!

(Foto retirada do UOL: http://estilo.uol.com.br/moda/album/editoresfashionistasv11_album.htm#fotoNav=7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário