quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Por Dentro da Moda: Vivian Whiteman


Olá leitores tudo bem? Então depois dessa febre fashion de SPFW e Fashion Rio volto com a sessão de entrevistas. A qual foi aberta muito dignamente pelas blogueiras Rafaela Meirelles e Fúlvia Moraes do 7- IT Brasil, essa semana quem respondeu minhas questões foi um ícone o qual já falei aqui outras vezes a jornalista e editora Vivian Whiteman, que hoje edita a sessão moda do jornal Folha de São Paulo.

Portanto segue aqui o Por dentro da moda com ela, desde já agradeço a atenção com esse que vos fala.

P- Vivian como começou o seu interesse pela moda? Houve influência de
alguém? Conte um pouco da sua trajetória.

Vivian Whiteman- Desde pequena, minhas tias sempre curtiram roupa, montação. Sempre fez parte da minha vida. Mas comecei a pensar nisso em termos profissionais quando comecei a ler a coluna Noite Ilustrada, da Erika Palomino.



P – Como você chegou até a Folha de São Paulo? Já tinha em sua mente ser editora da sessão de moda?

Vivian Whiteman - Fiz um concurso interno e passei. Comecei como repórter trabalhando com Alcino Leite Neto, um dos melhores jornalistas deste país, que a moda teve a honra de ter. Quando ele foi convidado para outra posição, assumi a editoria e pude fazer minhas próprias experiências.


P: Acabamos de passar por duas semanas intensas de moda primeiro no Rio e depois em São Paulo, dessas duas temporadas o que você tirou de importante? Houve algum designer que chamou sua atenção?

Vivian Whiteman - Foram semanas bem sem graça. De verdade, em termos de imagem, o único desfile relevante foi o masculino de Alexandre Herchcovitch.


P – Durante esse período na Folha percebi que houve um rejuvenescimento da sessão e também uma adaptação de linguagem na versão online, como você empregou isso a serviço da moda?

Vivian Whiteman - Pra mim é natural, meu jeito de escrever, apesar de usar muitas referências teóricas, é bem relax. Acho que é um jeito de chegar perto do leitor, seja qual for à plataforma.


P – E agora antes de finalizar qual a dica que você daria a uma pessoa que gostaria de trabalhar na área de jornalismo. Por onde ela pode começar?

Vivian Whiteman - Pela escrita e pela leitura. Interpretação de texto, estrutura de texto. O mercado está se ampliando, mas é alarmante a quantidade de gente que não compreende minimamente o processo de escrita.


P – Bate bola: Um Ícone, Uma música, Uma Revista e como você se Define?
1- Jacques Lacan
2 - Space Oddity, do Bowie
3 - Uma que eu inventei na minha cabeça
4 - viva

(Foto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário