sábado, 5 de maio de 2012

Brasil Revisitado Made in Pará


“Em Treme Gaby Amarantos reafirma a brasilidade com gotas de carimbó”




          Olá leitores, tudo bem? Desculpe a ausência, mas aqui estou eu de novo. Se em postagens anteriores escrevi sobre MDNA e a entrada de Christian Dior na China hoje venho com um assunto bem mais brasileiro
.
            Já falei dessa pessoa aqui, mas ainda superficialmente,  agora em razão do lançamento de seu primeiro trabalho solo, venho aqui de novo escrever sobre Gaby Amarantos. Para muitos ela imita o estilo de Joelma da banda Calypso, mas na minha visão jornalística ela não tem nada similar com a vocal do grupo que também é de Belém do Pará.


          Em seu primeiro trabalho solo Gaby revisita o Brasil em sua totalidade, misturando ritmos oriundos de diversas origens, além disso, a cantora também mescla em sua festa tropical duetos com Fernanda Takai vocalista do grupo Pato Fú além de Dona Onete uma das primeiras intérpretes de carimbó e muito conhecida no norte do país.

           O que é interessante e acaba sendo um ponto muito a favor para a intérprete é que seu álbum não soa datado e muito menos folclórico demais já que atualiza clássicos do repertório (Faz o T, Galera da Laje, Ela Tá Beba Doida), e propõe leituras novas em clássicos como (Coração Está em Pedaços), e misturando tudo isso se tem o dna de Gaby Amarantos uma miscigenação totalmente brasileira.



             Se pudesse destacar alguma faixa em especial seria (Pimenta Com Sal) o dueto com a Fernanda Takai ficou lindo e muito bem ajustado,o que permite ouvir com clareza as duas vozes que descrevem como a mulher paraense é uma mistura de sabores e cores. Além dessa faixa não poderia deixar de fora o single principal (Xirley) onde a intérprete explica o significado de coar café na calcinha além de explicar a cultura paraense como ninguém  .

               O que posso dizer é que se Gaby queria fisgar o público cansado de cantores brasileiras que às vezes mais parecem Lady Gaga ou Madonna ela conseguiu redescobrindo o Brasil e devolvendo a ele sua cara única.




Nenhum comentário:

Postar um comentário