terça-feira, 19 de junho de 2012

Ronaldo Fraga: Verão 2013


Ronaldo Fraga volta a SPFW com perfume paraense

            Que o Pará está na moda não é segredo para ninguém só no SPFW já tem um estilista oriundo do norte chamado André Lima, e também tem Lia Sophia, Calypso e a expoente do tecno – brega Gaby Amarantos. Portanto não ia demorar muito para que essa terra abençoada fosse homenageada em algum desfile não é?

            E foi exatamente isso que aconteceu pelas mãos do mineiro Ronaldo Fraga que depois de um hiato em janeiro voltou com uma luxuriante coleção toda baseada e executada em terras paraenses, como foi dito em entrevista posterior ao desfile essa saída da SPFW de janeiro foi estratégica, pois ele fora convidado para desenvolver um trabalho na região norte do país pela fundação da Vale do rio doce. Durante o desenvolvimento desse trabalho é que o designer teve a noção de quão fascinante era a região paraense e o quanto essa região era menosprezada pela indústria cultural, essa experiência dotada de diversas descobertas é citada inclusive no release da marca que ressalta que a cultura local é o oxigênio que o mundo precisa por causa da sua diversidade e magia.

            O Release ainda ressalta que o Pará tem o poder de jogar por terra os nossos pré-conceitos e conceitos estabelecidos na estética e na música e que isso é fascinante. Essa descoberta apareceu muito nas silhuetas que ele apresentou estas apareciam desconstruídas e dotadas de diversas experiências têxteis e táteis, essas experiências principalmente no ramo de marchetaria deixaram o desfile moderno e diferente, pois o estilista propôs a utilização de outros materiais para a construção de seus looks, nessa coleção de retorno as cores escolhidas foram: sobretons de verde, madeira, vermelhos, laranjas e os chamados falsos brancos. Essa mistura de cores apenas falando aqui pode parecer confusa, mas mostra todas as diversas culturas e cheiros existentes em Santa Maria do Grão Pará.

            Destaque também as silhuetas que foram inspiradas em Mario de Andrade, portanto tinham um toque masculino muito interessante que era compensado pelo uso das cores e tecidos como seda, linho, algodão e organza, os arranjos capilares também merecem destaque, pois se assemelhavam a os fascinators utilizados por Gaby Amarantos.

             A trilha merece uma menção aqui, pois uniu diversas musicas conhecidas do Pará como Xirley que no desfile apareceu na voz de Zeca Fofinho o compositor da mesma, além disso, a passarela elevada e cercada de plantas tropicais deu um toque especial que levou um pouco do Pará para a SPFW, assim como a  abertura com roupas brancas e detalhes de led que iluminavam a sala ainda escura.







 Menção para o encerramento na voz de Zélia Duncan declamando uma poesia fictícia de Mario de Andrade para Manoel Bandeira. Após esse final luxuriante o desfile finalmente terminou com “Esse Rio é minha Rua” um dos carimbós tradicionais do Pará. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário