quarta-feira, 4 de julho de 2012

Carta Aberta aos Blogs de Moda


“Blogueira/os de moda: jornalistas ou consumidores?”

september issue poster 0 BLOGINVOGA DICAS   O documentário The September Issue mostra o trabalho de Anna Wintour na Vogue Americana .
Como vocês sabem quando criei esse blog tinha o intuito de trazer assuntos legais sobre moda, e além de tudo treinar o meu lado jornalístico dando meu olhar sobre desfiles, lançamentos entre outras coisas  do mundo da moda. Esse mundinho diferente e tão mal interpretado acredito que consegui nesses pouco mais de seis ou sete meses passar a informação de uma maneira didática e simples para vocês.

            Nesses meses falamos sobre tudo e emiti opiniões, entrevistei pessoas bacanas como a jornalista Vivian Whiteman da Folha de São Paulo, Alexandre Perroca fotógrafo de moda e professor universitário, Rafaela e Fúlvia do 7it Brasil. Além de também trazer resenhas de diversos desfiles e eventos que fui como Glória Coelho, Rodrigo Rosner, Vitorino Campos, Têca, Maria Bonita, Alcaçuz entre outros com destaque a resenha do Google hangout de Júlia Petit na Belas Artes , mas hoje conversando com Amanda Luz uma amiga minha da Abest sobre isso me fez pensar sobre o meu papel como blogueiro, designer de moda e futuro jornalista.


            Quando o blogueiro atravessa a linha tênue que separa o jornalismo de moda do jabá ou publicidade? Será que blogueiras como Thássia naves, Lalá Rudge, Camila Coutinho, Raphaella Avena podem ser consideradas jornalistas de moda? Não é segredo para ninguém que hoje em dia o blog serve mais como um instrumento de propagação de conteúdo e não mais como um diário virtual. Se antigamente o instrumento era encarado como um hoje eu acordei assim e fiz isso, hoje em dia não mais um exemplo disso é o meu próprio blog que transmite o conteúdo de moda sem parecer piegas ou ditatorial.

            Acredito que o jornalismo tem justamente essa função de transmitir o conteúdo sem parecer ditatorial ele em sua essência tem que ser imparcial isto é não pode deixar clara suas predileções com criadores e marcas. Pois bem esse componente principal do jornalismo esta sendo jogado para o escanteio com a enxurrada de blogs que divulgam marcas e propagam os famosos looks do dia além de promover promoções e sorteios que muitas vezes não chegam a lugar nenhum. Será que isso é ter um blog de moda? Pois vejo blogs de moda dos mais variados e percebo que a grande maioria é de amantes da moda, mas amantes consumidoras e não amantes profissionais, por falar nisso quando é que a gente se torna um amante da profissão moda?



Nenhum comentário:

Postar um comentário