sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Janie Bryant e sua história Fashion


“As Roupas definem quem somos.”

            Olá gente tudo bem com vocês, comigo está tudo ótimo também. Como coloquei no blog a alguns dias estive em São Paulo na terça feira para o Marie Claire Inspiração com a figurinista da série Mad Man Janie Bryant, eu iria fazer um post só sobre o evento mas o conteúdo foi tão incrível que resolvi fazer uma série de posts.


            Bem o evento foi situado na Casa Petra de Moema, um lugar que nunca tinha ido, mas lindo e bem organizado logo na entrada éramos recebidos por hostesses vestidas como nos anos 50 uma das fases em que se passa a história de Mad Man. Depois de um coquetel bacana onde estavam expostos os figurinos da série além de um mural onde exibiam trabalhos não só de Janie Bryant, mas das convidadas Marília Carneiro (Maysa, Ti TI TI, Dancin’ Days), Kika Lopes (Quincas Berro D’ Água e Zuzu Angel) e Gogóia Sampaio (Cheias de Charme) foi que de fato começou o evento com a digníssima abertura de Fernanda Young que introduziu a diretora Mônica Serino.



            Posteriormente a fala de Mônica é que veio a convidada Janie Bryant, inicialmente ela contou um pouco de sua história e de como começou essa sua relação com a moda ressaltando que são as roupas que definem quem somos além de salientar que a moda transforma e reinventa. É interessante perceber que a maioria dos estilistas, figurinistas e criadores tem uma relação familiar com o mundo sem muitas vezes saber que isso é moda, Janie Bryant, por exemplo, criou seu 1° vestido aos 8 anos com a ajuda de sua babá, na época as pessoas não acreditaram que uma menina tivesse costurado sozinha seu próprio vestido. Ela ainda confidenciou que nesse primeiro momento suas principais inspirações foram sua mãe e avó já que ambas se vestiam de uma maneira diferente e costuravam suas próprias roupas, essa referência levou a figurinista ainda pequena treinar seus dotes criativos criando roupas para suas bonecas Barbie e também brincando com bonecas de papel, além disso, ela também exercitou seu lado desenhista com o auxílio de uma tia.


            Isso tudo foi feito contra os gostos familiares que a pressionavam para ser uma mulher de negócios, tanto que antes de estudar design de moda em NY ela estudou desenho e pintura, esse estudo deu a ela suporte e referências para desempenhar o papel de figurinista anos mais tarde, porém não foi só isso já que as referências a filmes clássicos como O Vento Levou, Mary Poppins  entre tantos outros também há auxiliam até hoje esse hábito de recorrer aos clássicos também foi herdado de família.

            Leitores, essa 1° postagem foi apenas para vocês conhecerem um pouco da carreira e das referências de Janie Bryant, como eu disse acima o Marie Claire Aqui no blog será dividido em alguns dias, pois o tema é muito fascinante e requer uma atenção especial. Portanto até a próxima postagem, e espero manifestações nos comentários, pois esse tema merece.

(Fotos retiradas do site da revista Marie Claire: http://colunas.revistamarieclaire.globo.com/inspiracao2012/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário