quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Yves Saint Laurent o Criador Atemporal


“Yves Saint Laurent ainda inspira o guarda roupa feminino"

            Para descontar a quantidade de tempo que passei longe do blog hoje vamos ter uma overdose de postagens, não é muito comum eu falar de passado por aqui já que procuro sempre relatar as ultimas coleções tanto no SPFW, Fashion Rio ou nas semanas de moda europeias, pois bem acontece que hoje é uma data triste já que marca o aniversário do falecido Yves Saint Laurent.

  
            Para uma nova geração de blogueiras e entusiastas do mundo fashion ele apenas foi um célebre criador da alta costura européia e seus vestidos de sonho, mas se pararmos para analisar sua carreira a fundo percebemos que muitas das coisas que ele propôs nas décadas de 50, 60,70 e por que não 80 e 90 influenciam o guarda roupa das mulheres até hoje. Muitos estudiosos falam que Chanel criou as calças femininas e etc, sim realmente é verdade ela foi à primeira mulher a criar as pantalonas acontece que a inspiração de Gabrielle foram os esportes náuticos, portanto eram calças de dia a dia. Yves foi além criando o famoso smoking feminino foi ele que criou uma mulher moderna e andrógena que utiliza a calça em diversas ocasiões, teve até um caso muito conhecido que em um café parisiense proibiram uma senhora de entrar trajando smoking então ela simplesmente tirou a calça entrando apenas de paletó.

Reprodução            Agora vendo em retrospecto não foi só isso que Yves foi pioneiro pois além de propor um novo visual formal ele também criou um dos primeiros looks inspirados nos safáris africanos, ainda que essa inspiração tenha sido um pouco piegas demais devemos a ele a inserção do bege, areia e tons derivados do deserto no guarda roupa. Mas agora vocês se perguntam como Saint Laurent conseguiu um respaldo tão grande na indústria da moda mundial?  Simplesmente por que ele foi discípulo do pai do New Look o famoso e também falecido Christian Dior, Yves foi o assistente dele durante muitos anos e assumiu a casa de costura em 1957 em sua gestão lançou vestidos jovens que salvaram a marca da decadência financeira e também deram a ele vários prêmios da área.

            Após uma breve passagem pelo exercito e a fundação de sua própria casa de moda tendo como assistente Pierre Bergé ele criou uma coleção que até hoje é referência atrelando quadros de Piet Mondrian em uma série de vestidos tubulares bem ao perfume dos anos 60, hoje em dia é comum as coleções se inspirarem em artistas plásticos, mas nas décadas passadas isso não era muito comum e muito menos esperado de um criador que estava bem estabelecido no mercado.

            Nesse mesmo período Yves também cria sua segunda marca, hoje em dia é comum que grandes marcas tenham outra marca mais jovem e acessível por inspiração a ele que na década de 60 abriu em Paris a Yves Saint Laurent Rive Gauche que além de ser mais democrática também levava a moda e o nome dele para a margem esquerda do rio sena que na época não era um polo de moda e muito menos um lugar onde um grande nome se instalaria.









            Nesse post de retrospectiva não posso deixar de destacar que ele também foi um criador de figurinos ímpar assinando roupas para os filmes de Catherine Deneuve e Cláudia Cardinale além de criar figurinos de balé para diversos artistas como Jean Cocteau um dos grandes amigos de Coco Chanel. Essa entrada no cinema foi muito frutífera para o designer que preservou até sua morte a amizade com Deneuve inclusive a tornando madrinha de sua boutique Rive Gauche.


            Poderia destacar outros feitos como o desfile realizado na final da copa do mundo em 1998 ou os diversos prêmios que ele recebeu entre eles o Oscar da moda ofertado pelo conselho de designers de moda da América, mas ficaria muito piegas, portanto como ultimo  texto não posso esquecer  de citar seus perfumes que tanto quanto suas roupas são feitos para mulheres e homens maduros e independentes entre eles destaco o Opium datado de 1977 e o YSL Pour Homme que trouxe em 1971 uma foto de Yves Nú para sua divulgação, houveram outras fragrâncias tão famosas mas destaco essas duas por sua relevância histórica .

          Para encerrar o post deixo uma frase da editora inglesa Suzy Menkes do International Herald Tribune: “Hoje as mulheres andam normalmente de terno e calça comprida. Isso parece normal, cotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigido à mulher que queria ter outro papel". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário