terça-feira, 2 de outubro de 2012

SPECOERA: Chiara Gadaleta


“Chiara Gadaleta fala de moda, consumo e sustentabilidade.”


            Olá leitores do blog, tudo bem com vocês? Como vocês sabem sempre procuro atualizar o blog com coisas interessantes e bacanas. Vocês lembram que falei semana passada do evento da Chiara Gadaleta o SPECOERA? Então eu fui aos dois dias e participei das mesas redondas mais interessantes que falaram um pouco de tudo. Na sexta feira entre os convidados tivemos Nana Caetano da Vogue, André Do Val do Chic e Camila Yahn do FFW falando de moda para todos, Andréia Bisker do portal  de tendências WGSN além da estilista Karla Girotto e a própria Chiara.

            Mas começamos do início o evento abriu com uma sessão de meditação, isto é uma sessão de relaxamento entre outras coisas. Eu não estive nessa sessão cheguei ao meio dia para a coletiva de imprensa onde a própria Chiara Gadaleta explicou o conceito de seu evento. O que foi muito interessante, pois me ajudou a elucidar alguns pontos sobre esse tema de sustentabilidade e principalmente por que ela colocou a moda nesse evento. Entre os pontos elucidados por ela foi a falta de curiosidade do brasileiro, isto é o consumidor não se preocupa em saber de onde vem a matéria prima e principalmente como ela é feita se é sustentável ou não entre outros pontos.

            Outro destaque foi o assunto de velocidade, para ela o excesso de velocidade das coisas peca no quesito qualidade, já que com tanta pressa é quase impossível se esmerar nos detalhes necessários para criar um bom produto.  Outro ponto que pouca gente sabe inclusive eu é que um produto sustentável tem que ser por inteiro isto é seguir os preceitos desse tema, como valorizar o capital humano, evitar poluição de água entre outros itens.
            Chiara ainda disse que uma área que ainda não é totalmente sustentável é a de cosméticos os quais tem pouca oferta e uma distribuição reduzida para uma linha eco beauty. Encerrando por fim a coletiva ela ainda disse sobre o perfil do consumidor que procura os produtos eco friendly na Europa esse tipo de publico se reúne em uma associação chamada LOHAS (Lifestyles of Health and Sustainability), e inclusive essa associação desencadeou um movimento demográfico que tem o poder de provocar no mercado uma mudança de costumes criando um estilo de “novo capitalismo” calcado nos preceitos de mais demanda e consumo, porém um preço menor.

            Por fim ela salientou o principal nos produtos eco, que esse tipo de produto ou serviço tem que oferecer um algo mais para os consumidores e principalmente algo que justifique o preço mais elevado já que o consumidor na maioria das vezes não é tão consciente. 

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