quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bate - Papo com Alexandre Herchcovitch (2° Parte)


“Não é por que você tem menor poder aquisitivo que não pode admirar algo de design...”

            Olá leitores, depois da primeira parte de entrevista com a Julia Petit, volto aqui para falar do bate papo com Alexandre Herchcovitch ocorrido no sábado.




            Após a constatação que há coisas que ocorrem no mundo da moda e que necessariamente não precisam de explicação, o designer começou a contar um pouco do mercado para quem não sabe o Alexandre não é dono de sua marca há cinco anos ele realizou a venda de seu nome, ou seja, a parte de gerenciamento passou a um grupo, isso permite que ele se concentre na criação, porém isso não é fácil já que ele vive em constante pressão para atender os anseios dos novos donos da marca.

            Nesse mesmo bloco de assuntos perguntaram a ele sua opinião sobre as parcerias firmadas entre grifes classe A e grandes magazines, para ele isso é um movimento interessante já que como ele bem citou não é por que você tem menor poder aquisitivo que não pode admirar ou se utilizar de um objeto de design, portanto essas parcerias atendem a esse público que é ávido por moda, mas com menor poder aquisitivo.


mcd herchcovitch colecao inverno 2012



            Posteriormente ele continuou dizendo sobre essa nova cara da marca, ele salientou que seu início em empresa familiar onde todos se conheciam e se entendiam facilitou para que Alexandre Herchcovitch saísse da zona de conforto isto é vendesse sua marca e se dedicasse apenas a criação. Essa nova fase da marca também serviu para deixar claro algumas coisas para quem não sabe o alcance da marca hoje em dia é assombroso.

            Alexandre deixou isso bem claro citando que são 25 contratos de licenciamento o que totaliza no mercado 1.500 produtos com sua marca, engana-se quem imagina isso fora de controle como o próprio disse há sua aprovação para cada peça seja um edredom seja uma caneca ou uma camiseta, embora o próprio não desenhe todas as peças a sua equipe de criação envia todos os produtos para avaliação dele independente de qual setor seja.


            Para o designer o lançamento de uma coleção principalmente com tantos licenciamentos requer muito tempo já que ele lança diversos produtos a cada seis meses, isso implica em um minucioso plano de marketing que engloba consumo, histórico de vendas, faixas de preço, cronologia entre outros, porém a criação de Alexandre Herchcovitch começa muito antes exatamente 10 meses pois esse período serve para amadurecer a ideia.

            A estrutura do designer é bem simples: Tema, cores, tecidos, roupas de passarela e comercial, porém por ter seu nome aliado a muitos produtos requer uma atenção especial e maior cuidado. Para Herchcovitch o novo calendário é muito benéfico já que garante uma maior segurança para o criador e menos erros na escolha de tecidos além de permitir que o criador se dedique mais a suas criações para realizar um produto melhor.

herchcovitch mcd colecao inverno 2012

            A partir desse momento foi aberta a rodada de perguntas o que foi muito interessante é que a grande maioria foi sobre a relação Herchcovitch e a classe C, sobre isso o designer deixou bem claro que sempre olhou a esse nicho mercadológico um exemplo disso é a marca de jeans dele que é mais popular e barata para os padrões de Alexandre. E outro ponto que ele deixou claro é que para realizar cada lançamento são necessários estudos e não simplesmente lançar para o mercado.

            Bem queridos leitores, a proposta era dividir o papo com Alexandre em dois posts, porém tal qual a entrevista de Julia Petit ele será dividido em três, portanto até a próxima.

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