segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Moda pode ser sustentável?


“A nova ótica, de uma nova ética, de uma nova estética.”


            Olá leitores, voltei para atualizar sobre o Pense Moda, como disse na 1° postagem estive presente em dois dias de evento, agradeço o convite a Barbara Bicudo e Camila Yahn, pois o evento é maravilhoso e incrível. No ultimo dia teriam duas mesas interessantes uma de Sustentabilidade na Moda e a participação de Alexander Fury editor da revista L.O.V.E além de participar do site showstudio com o fotógrafo Nick Knight.

            Mas vamos do início não é? Na primeira mesa que foi mediada por Rose Andrade da ABEST (associação brasileira de estilistas) houve a participação de Chiara Gadaleta (ser sustentável com estilo), Marcelo Rosenbaum, Felipe Morozini e Jair Kivel (lojas Renner), após uma apresentação dos participantes o arquiteto Rosenbaum  iniciou falando de seu projeto a gente transforma que inclusive foi lançado durante a SPFW de junho, o interessante desse projeto é que ele levou 40 pessoas para passar 20 dias no Piauí e durante essa estada houve várias oficinas e inclusive de acordo com ele houve muita troca de informações e experiências, outro fato importante é que com esse projeto Marcelo começou a tirar o estereótipo regionalista das peças feitas na localidade a maneira encontrada por ele foi chamar Carol Trentini para fotografar a campanha final.



            Para Marcelo há várias maneiras de ser sustentável principalmente na reutilização de materiais já que eles carregam a “espiritualidade” das pessoas e seu reuso permite uma sobrevida a esse tipo de produto, nesse momento Chiara Gadaleta entrou no debate concordando com a ideia principal do arquiteto além de mostrar o seu bem sucedido SSE (Ser Sustentável com Estilo), a profissional deixou bem claro que esse projeto é totalmente voltado para a moda mostrando que esse mercado pode ser ecológico, sustentável, econômico e social. Chiara salientou que grande parte do público acredita que a moda sustentável é uma utopia porém não é bem assim e é justamente nessa área que atua o SSE, ela ainda salientou que o site tem a função de promover uma troca de informações seja o tratamento do lixo têxtil (entender como é feito) ou em outras áreas.

            A principal função do portal é ser um catalisador de atitudes, e principalmente mostrar que a sustentabilidade pode ser economicamente sustentável, muitos acreditam que esse tipo de produto pode ser “conceitual” e economicamente inviável, porém não é a realidade, e para encerrar sua participação Chiara deixou bem claro que a moda precisa usar a sustentabilidade, seja a utilizando em editoriais ou apenas divulgando a existência desse mercado.



            Assim que Chiara citou o mercado Jair Kievel da Renner observou que sim realmente é necessário que haja esse movimento, ele afirmou que a Renner se preocupa com isso e iniciou esse trabalho internamente para posteriormente expandi-lo criando há quatro anos o instituto Lojas Renner, além de vender produtos biodegradáveis e ecologicamente corretos como exemplo o profissional citou a linha Alchemia voltada para os cosméticos com cremes biodegradáveis. O profissional também citou as dificuldades de compreensão do público com o preço elevado desse tipo de produto e principalmente a falta de profissionais capacitados para trabalhar nesse mercado de produtos sustentáveis.

            Posteriormente Felipe Morozini manifestou-se inicialmente contando seu trabalho de fotógrafo e cenógrafo, entre seus trabalhos mais recentes ele destacou a SPFW realizada no parque Villa Lobos e o próprio Pense Moda no MUBE, ele contou que para sua criação utiliza-se de todos os signos existentes em sua volta e sua principal preocupação é se o pensamento que ele tem está condizente com a verdade transmitida, como exemplo ele citou os vasos da SPFW que só foram utilizados se o público pudesse leva-los gratuitamente no fim do evento para as suas residências. Para o profissional o principal ponto da sustentabilidade é que ela tem o poder de reciclar nossa mente trocando as ideias e criando novas sinapses para a compreensão do mundo de hoje.



            Queridos leitores, fica por aqui a 1° parte da mesa sobre moda sustentável realizada no Pense Moda. Espero que estejam gostando amanhã entra no ar a 2° parte e também uma parte de Alexander Fury.

(fotos retiradas do Facebook do Pense Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário