quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Moda pode ser sustentável? (parte 2)


 “A possibilidade do design é um catalisador para novas possibilidades no mundo...”



            Olá leitores, tudo bem com vocês bem para quem me segue no instagram (@rodolfoalves_) está sabendo que desde segunda feira estou assistindo os desfiles da Casa de Criadores que esse ano está sendo na galeria Metrópole da Avenida São Luís. Pois bem vamos voltar ao Pense Moda já que deixei a mesa de sustentabilidade pela metade.


            Depois da exposição dos trabalhos de Felipe Morozini, Chiara disse que um dos grandes desafios da indústria e principalmente do mercado consumidor é acompanhar o ciclo de vida desse item, ela salientou ainda que quando adquirimos um produto nos responsabilizamos por descartá-lo de maneira sustentável e isso é uma dificuldade. Jair Kivel da Renner nesse momento disse claramente que há uma resistência dos consumidores quando a sustentabilidade aparece aplicada a itens de vestuário já que itens  com essa filosofia se tornam mais caros.

            Chiara salientou ainda que o consumidor tem um poder enorme e que se ele não gostar do produto ele não compra, porém o consumidor mesmo desconhece esse poder, salientou ainda que com a comunicação realizada corretamente e para o público certo a sustentabilidade tem tudo para tornar-se algo muito mais vasto e menos restrito. Como exemplo ela disse de Jaqueline Salles criadora de bolsas com materiais utilizados em banner, Chiara perguntou para a audiência por que essas lindas bolsas (sim realmente era linda a bolsa dela) não estavam nas páginas da Vogue, Elle, Harper’s Bazzar?  A mesma profissional ainda disse que a sustentabilidade não precisa ser caricata e que para a moda absorver esse tipo de produto é necessário um trabalho conjunto, e também que o consumidor pré pense suas compras já que a moda é de movimento contínuo.



            Para encerrar e mostrar como a sustentabilidade já está sendo integrada no panorama da moda Rose Andrade salientou que o próximo livro de tendências da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) o +B terá no capítulo chamado quentão um look realizado com 49 pedaços de tecido, cada um deles exclusivo cedido pelos associados.

Interessante não é? Isso mostra que a discussão sobre ser sustentável e estar na moda ainda vai longe. Espero que tenham gostado dessa mesa do Pense Moda já que essa semana ainda entra no ar uma parte da palestra de Alexander Fury da revista L.O.V.E.

(fotos retiradas do facebook do Pense Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário