segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Casa de Criadores (Projeto LAB)


“Projeto LAB e suas múltiplas inspirações”


            Olá leitores tudo bem com vocês? Depois de muitas maneiras de pensar em moda vamos falar de desfiles? Quem pensa em SPFW e Fashion Rio apenas está enganado acontece que paralelo a esses dois grandes eventos existem diversos estilistas novos que lançam coleções fora calendário. No Rio de Janeiro há o Rio Moda Hype que é realizado paralelamente ao FR, e em São Paulo temos a Casa de Criadores. O interessante desse evento realizado por André Hidalgo é que serve de vitrine para novos estilistas através de dois projetos o LAB e o Ponto Zero, o 1° é destinado a novos criadores que passam um período nessa plataforma antes de se tornarem fixos e o 2° é para faculdades de moda.

            É invenção de André Hidalgo também o Fashion Mob que sempre acontece pré Casa de Criadores, o ganhador dessa “passeata” fashion desfila na próxima edição seja verão ou inverno. Mas vamos falar de desfile segue aqui o 1° dia que trouxe Teodoro e Anita, Virgilio Couture, Felipe Fanaia integrando o Projeto Lab e AP401 (Lucas Barros), Gabriela Sakate, Top Hat, Rober Dogani e Weider Silvério.

            À noite na galeria Grand Metrópole no centro de São Paulo abriu com um desfile muito interessante de Teodoro e Anita, o que gostei da coleção foram os tricôs e também a parte geométrica achei a coleção um pouco similar a de Gloria Coelho no último SPFW principalmente em um dos casacos e também vi referências a Vitorino Campos, porém isso não depõe contra os jovens estilistas os quais mostraram uma coleção interessante e madura destaque para a cartela de cores que bebeu das fontes oitentistas pelo excesso de flúor.


            Depois veio Virgilio Couture que trouxe uma coleção bem afinada com o frio que se aproxima, destaque para o mix de texturas combinando com referências dos anos 60, vi uma coisa interessante o criador se inspirou muito em André Courréges, mas engana-se em releituras óbvias na versão do designer essa inspiração aparece diluída em casacos estruturados. Outro detalhe interessante foi o uso de brilho o qual servia como um adorno aos casacos estilo anos 60, um detalhe interessante foi o uso do salmão na coleção dando um interessante refresco a uma temporada onde se viu excessivamente o flúor oriundo da década de 80.



            Encerrando os desfiles do Projeto Lab, Felipe Fanaia apresentou sua coleção, na minha modesta opinião achei um pouco fim do mundo, isto é um excesso de informações como se fossem roupas por cima de outras, porém merece destaque o uso magistral do preto e branco combinando com laranja e pelo branco. Escrevendo assim parece uma confusão sem fim, porém visualmente tinha um impacto interessante a alfaiataria apresentada tinha um perfume de João Pimenta, mas isso não depõe contra o criador que propôs novas combinações em um cenário tedioso.


(fotos retiradas de : Closet Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário