sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Casa de Criadores (2° Dia)


“Casa de Criadores mostra multiculturalismo”

            Na mesma noite da moda abajur no projeto LAB, a casa de criadores surpreendeu com line – up bem organizado, nessa noite desfilaram Arnaldo Ventura, Jacinto, Fernando Cozendey e Alê Brito. Houve desfile também da Juss, porém diferente da Top Hat na segunda feira não achei a coleção muito excitante.

            Quem abriu o desfile foi Arnaldo Ventura com seu circo de horrores, não sei bem se o tema era esse mesmo, mas as estampas estavam cheias de palhaços assustadores como o clássico filme IT de Stephen King, o interessante é que o designer fugiu da estética roupa de palhaço colocando as populares listras espalhadas pela coleção toda. Merece destaque também o preciso uso do veludo e couro pelo criador o que deu um aspecto arrumado chique ao tema tirando o circo da vida infantil e o inserindo na vida adulta, outra ideia interessante foi o legging proposto pelo estilista, ao invés de ser o tradicional na versão de Arnaldo ele parecia meia arrastão toda furada. E por ultimo e não menos importante destaco as texturas que o designer aplicou no couro o tirando da zona de conforto.



            Jacinto foi a segunda marca a desfilar na noite, com uma alfaiataria precisa o designer apresentou um inverno feminino, sexy, porém maduro, os destaques na minha opinião foram as peças em preto e branco. Durante todo o desfile vi diversas referências a Balenciaga, Gloria Coelho e Vitorino Campos, porém isso não depõe contra a marca que misturou finos cetins com borracha criando uma silhueta única além de propor vários recortes diferenciados. A peça principal na minha visão foi um maxi – paletó com uma manga só mostrando que a alfaiataria pode sim ser atualizada.



            Como disse o desfile seguinte foi o da Juss de moda masculina, porém a coleção foi um pouco sem graça diferente de outros desfiles masculinos que assisti, portanto vamos passar para o de Fernando Cozendey que veio mostrando sua 1° coleção como integrante oficial, eu mesmo não sabia mas li no release que até a Casa de Criadores passada o estilista fazia parte do Projeto LAB até que nessa estação ele foi convidado a integrar de vez o calendário. Nessa 1° coleção o designer bebeu das fontes coloridas e dançantes da década de 70, então que se viu foram diversos figurinos para nenhuma Diana Ross botar defeito. Roupas ajustadas e cavadas tal qual biquínis asa delta e também muitas franjas, portanto a coleção do jovem não foi digamos assim usável, pareciam mais roupas de artistas pop, porém no meio de tudo isso havia vários detalhes fortes como a mistura entre masculino e feminino. Porém na visão de Fernando a década de 70 também pode ser atualizada para isso ele propôs uma série de peças com aplicações, transparências e decotes diferenciados o interessante foi que esses detalhes apareceram trabalhados na lycra um tecido relacionado à moda praia, mas que nas mãos de Fernando Cozendey recebe uma roupagem urbana e contemporânea. Destaque para os brincos enormes que compunham perfeitamente o clima disco junto com o Black Power que as modelos usaram.



            E o último desfile da noite coube a Ale Brito que também bebeu do universo musical, mas dos anos 90 então o que se viu na passarela foram diversas mulheres ricas com um pé no rock and roll, para desenhar essa mulher o estilista usou pelo nos seus casacos e combinou o couro com a alfaiataria criando uma imagem digna dos editoriais da Vogue que traziam Kate Moss ou Linda Evangelista. Destaque para os cintos bem adornados totalmente opostos as peças apresentadas pelo estilista, destaque também para o maxi – blazer apresentado que trouxe um perfume de Grace Jones ao desfile, o interessante é que além de trabalhar a alfaiataria o estilista também criou uma relação entre transparências e couro deixando a mulher com um pé no rock, mas ainda sensual. Para desfilar ele trouxe a musa de Alexandre Herchcovitch e vocalista da banda Stop Play Moon Geanine Marques figura popular na cultura noturna de São Paulo e que sintetiza com glamour a mulher do estilista.


(fotos retiradas de Closet Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário