quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ponto Zero : As possibilidades da Moda acadêmica


“Faculdades mostram que moda acadêmica também pode ser desfilada.”

            Olá leitores, tudo bem com vocês? Sei que o blog anda meio desatualizado mas essa correria de natal não me permitiu tempo para postar, e só eu sei como foi corrido. Pois bem vamos falar do último dia de Casa de Criadores, esse terceiro dia abriu de uma maneira bem interessante lembram-se que na 1° postagem falei de dois projetos do André Hidalgo que ocorriam paralelos? Então o 3° dia de evento abriu com um deles que é o Ponto Zero esse projeto é destinado a faculdades de moda onde os alunos se inscrevem e passam por uma banca de avaliação aquela burocracia toda sabem não é?

            Nessa temporada as participantes foram Fernanda Quilci (Universidade Anhembi Morumbi – UAM), Emanuel Silva e Natália Serafim (Centro Universitário Belas Artes – B.A.), Leonardo da Silva (Estácio de Sá), Hanna Lucatelli (Instituto Europeu de Design – IED), Gralias (Faculdade Santa Marcelina – FASM), Camila Freire e Daniela Passatuto (Centro Universitário SENAC), Thaissa Becho (Senai Cetiq) e Denise Emy e Fernanda Souza (USP). Como vocês viram foram muitos participantes apenas comentarei nesse post  os mais interessantes afinal tinha muita coisa que eu pelo menos não colocaria na passarela.

            Entre os destaques ao menos para mim estava à coleção acertada de Thaissa Becho que fez moda praia, embora não tenha investido em muita modelagem achei interessante a saída de misturar penas de pavão com roupas a beira mar, me veio na memória a última coleção de Adriana Degreas e também um pouquinho de Jo de Mer da Amália Spinardi, mas isso não depõe contra a designer que mostrou uma sofisticada coleção de beach couture.




            A dupla de estilistas da Belas Artes também fez um lindo trabalho reinventando as anquinhas, eu mesmo não compreendi o tema porém a coleção estava ótima com o uso acertado de preto, branco e rose além de aplicações distribuídas entre algumas peças, vi algumas referências a década de 60 mas isso não compromete o trabalho talentoso de Emanuel e Natália descobri depois que a inspiração foi o clássico Blade Runner.



                        Leonardo da Silva representando o Rio de Janeiro também apresentou uma coleção interessante no evento, engana-se quem imagina que o jovem pegou referências a moda praia ou fez uma coleção voltada ao mar, na apresentação o que se viu foi uma série de looks bem estruturados e muito couro sendo utilizado, vi um pouco de referências a Ale brito em seu desfile e só. Destaque para alternância de transparências e preto na medida para a mulher sexy e contemporânea, depois li que ele se inspirou nas amazonas e esse contraste era justamente para mostrar os dois lados dessas mulheres guerreiras.

 


            E por último as ganhadoras do concurso que se propõe a descobrir um novo designer brasileiro e irão participar da Casa de Criadores no verão foram as alunas da Faculdade Santa Marcelina, para quem não sabe a ganhadora do Projeto Fashion Brasil apresentado por Adriane Galisteu na TV Bandeirantes, Cynthia Hayashi participou de um desfile do projeto em Nova Iorque. A coleção proposta pelas meninas visualmente era bem interessante cheia de tricôs e formas orgânicas que foram conseguidas visualmente só através de uma técnica chamada moulage quando se modela o look diretamente no manequim. Para contrapor a esse excesso de tecido havia outros looks com modelagens mais estruturadas e secas o que dava uma bela harmonizada.

   
 

            Essa mistura chamou atenção do Júri composto por: Cecília Lima (Closet Online), Pedro Diniz (Folha de São Paulo/Harper’s Baazar), Eduardo Viveiros (Chic – Gloria Kalil), Jorge Wakabara (Lilian Pacce), Carol Vasone (Portal UOL), Vivi Haydu (Revista Têxtil) e Márcia Lencioni (Revistas Essencial Fashion e Essencial Lingerie) que votaram na dupla como a melhor coleção apresentada no projeto além desses votos nacionais elas também receberam voto de Stefan Siegel caçador de talentos do site Not Just a Label que veio pela 1° vez ao país a convite da Texbrasil.

            Bem queridos leitores por hoje é só, mas amanhã estou de volta para outro post dessa vez com o desfile do 3° dia da Casa de Criadores.

(fotos retiradas de Closet Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário