sexta-feira, 29 de março de 2013

SPFW: Lino Villaventura


“Lino Villaventura se reconstrói no prédio da Bienal”



            E continuando a SPFW, no mesmo dia de Rodrigo Rosner tive a oportunidade de ver Lino Villaventura admiro seu trabalho não é de hoje, seu look mais marcante para mim foi o criado para Xuxa Meneghel no filme Xuxa Popstar. Nesse look em especial ele criou um misto de bruxa com rainha sob medida para a apresentadora e inserido na história atualizada de cinderela.

            Portanto nada mais natural que eu estivesse curioso para ver seu show antes de tudo é bom salientar que uma apresentação de Lino nunca é comum sempre tem um detalhe diferenciado, o deste ano foi a abertura com uma modelo que vestia um tipo de vestido branco semitransparente bem sensual e feminino. Mas não foi só isso que a coleção mostrou em diversos looks vi traços de idade média principalmente nas cabeças que pareciam capacetes, além disso, é importante destacar os bordados preciosos que adornavam algumas peças da coleção.


            Quando citei a reconstrução foi por um motivo simples, todas as peças apresentadas traziam um perfume retrô como se fossem reedições de modelos antigos do estilista, estavam na passarela todas as referências do trabalho de Lino. Desde Madeleine Vionnet, Paul Poiret, Índia, ciganas, rainhas, princesas e até uma releitura interessante de Maria Antonieta rebelde. Essas diversas referências para um jovem estilista poderiam colocar a coleção em um buraco sem fim, no caso do estilista isso não ocorre, pois Lino consegue transformar as suas referências em algo próprio e único.

            Como ele bem salientou no release de sua coleção o qual transcrevo um trecho aqui: “... Será que pensei na Amazônia? No Pará? No Nordeste? Ou na Ásia ou em culturas milenares? São as possibilidades que fazem tudo acontecer...” Portanto, por mais confusa que pareça a coleção de verão 2014 para Lino Villaventura funcionou como uma retrospectiva festiva de sua carreira.


(Fotos retiradas de: FFW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário