terça-feira, 14 de maio de 2013

Abercrombie & Fitch e o novo bullyng


 A moda muda, mas e os conceitos?


Olá leitores, o post de hoje seria para comentar a inauguração de uma loja colaborativa aqui em Mogi das cruzes, porém a fala do CEO da marca Abercrombie and Fitch tornou-se o tema principal do dia. Já que essa semana a marca anunciou que não fabricaria mais peças no tamanho G e GG, como vocês sabem a população atual está cada vez mais gordinha, portanto é natural que as marcas se preocupem com esse público oferecendo roupas de qualidade e bom preço, bem não é assim que a Abercrombie pensa.

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            Seu CEO Mike Jeffries, deu a seguinte declaração sobre a extinção de peças em tamanhos grandes “Toda escola tem os adolescentes legais e populares, e os que não são tanto assim. E sinceramente, nós somos destes que queremos os bonitos, “cool”, que tem uma boa atitude e muitos amigos. Muita gente não serve em nossas roupas e não devem servir. Somos exclusivos? Com certeza!” Agora pergunto a vocês qual o poder que uma marca tem de simplesmente parar de fornecer um produto, além de tudo será que ainda existe bullyng na moda? Marcas mais caras como Diesel, Dsquared2, Tommy Hilfiger também são marcas de “alta moda”, mas nem por isso restringem a venda de produtos para os tamanhos maiores.

Mas o foco principal nesse post nem é debater a fala, mas comentar a decisão pedante e carregada de preconceito será que um gordinho não pode ser cool? Acaba sendo uma hipocrisia que uma marca do país onde existem mais gordos deseja ser cool fabricando roupas para magros não é? Algumas pessoas defenderam esse “posicionamento”, porém para mim uma marca que quer ser cool não comete uma atrocidade dessas já que ser cool é questão de espírito, se não fosse assim Albert Elbaz da Maison Lanvin, não conseguiria um emprego já que era gordinho e a marca não tem esse espírito.


Eu como gordinho e jornalista de moda, me envergonho que ainda hoje exista uma marca como Abercrombie and Fitch que valoriza a beleza e não o conteúdo, infelizmente para marcas assim só resta esperar uma péssima repercussão já que prefere a segregação à inclusão através da moda, que é uma das maneiras mais geniais de se unir todo mundo através do mesmo estilo e filosofia.

            Para mostrar como essa fala é descabida foi colocado no ar o tumblr “abercrombie popular”, onde se utilizando de pedintes e mendigos como modelos um brasileiro realiza imagens com roupas da marca que posteriormente são doadas a essas pessoas, em um ano onde a Dove exalta a beleza natural com um grande êxito a sociedade se vê vitima de bullyng por causa de uma marca voltada a mauricinhos deslumbrados.



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