sexta-feira, 17 de maio de 2013

Suzy Menkes e o Novo Mercado


“Eu não vou onde sou paga para ir e acho que deve ser desse jeito.”



            Com o desenvolvimento da indústria da moda e também da imprensa, surgiu um tipo muito peculiar de jornalista a editora de moda, especializada em criticas e com uma visão muito abrangente, muitas vezes ela é vista como o terror de estilistas que temem criticas pesadas que podem inclusive colocar o nome dele na fama ou na lama.

            Nessa linha temos Regina Guerreiro, Costanza Pascolato, Gilda Chataigner, entre tantas outras mulheres que fazem e fizeram história como criticas e editoras no segmento da moda. Porém atualmente esse mercado se encontra estagnado, foi justamente esse ponto que a ex-editora de moda Suzy Menkes abordou em uma entrevista para o Woman’s Wear Daily (WWD).

            Segundo ela o que acontece hoje em dia é que existe uma cultura muito forte do Jabá, mas isso não a atinge e acredita que não deve atingir as editoras experientes e cientes de sua função, ela também cita que atualmente o mercado está enxergando as maisons de alta costura como empresas e que de fato não é assim, marcas do quilate de Yves Saint Laurent se utilizaram do conceito familiar para se tornarem famosas, essa visão da editora contrasta com a de Anna Wintour da Vogue América e não é raro que os empresários procurem a Vogue e não Suzy Menkes em busca de conselhos.


            Na entrevista ela também ressalta a que as criticas mais difíceis de sua carreira foram justamente aquelas quando um estilista que ela admirava, começava a ir para um trabalho “exótico” demais, nesse caso a própria Suzy dava uma suavizada na crítica para não ser muito intransigente com o jovem criador.

            E não é de hoje que Suzy utiliza-se das palavras para passar o real panorama do meio da moda, há algum tempo ela criticou abertamente o circo provocado pela enxurrada de blogueiras de moda e realizadoras de Look do dia durante as semanas de moda internacionais, para ela as pessoas que se utilizam desses artifícios transformam a moda em um circo fashion, entre as criticadas estava Anna Dello Russo (Vogue Japão).

      

Na minha modesta opinião acredito que Suzy menkes, não se equivocou em nenhum momento, já que a visão que tenho é bem parecida com a dela, o jornalismo de moda é um mercado subestimado pela frivolidade da palavra moda, portanto precisa de profissionais sérios que critiquem quando necessário, e não de blogueiros que só criticam mediante a necessidade jabás de assessorias ou convites de almoços, viagens ou algo do gênero. Está na hora de as jovens meninas inspiradas por Mariah Bernardes, Lalá Noleto, Lalá Rudge acordarem e verem o poder que tem nas mãos, pois passar uma informação consistente é mais importante que a nova bolsa da Chanel

“Nem na vida nem na moda existe certo ou errado, tem que dar a cara pra bater, tem que ousar, tem que olhar o que acontece em volta, se emocionar” – Regina Guerreiro.

(Fotos retiradas de: WWD, Lilian Pacce, Cena Fashion, Ellus e The Observer)

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