segunda-feira, 24 de junho de 2013

Biti Averbach e as potencialidades dos blogs de moda (parte II)

“Sai do formato repercussão e busca o novo...”

Biti Averbach

            E continuando com a mesa de Biti Averbach no Moda Camp, depois de ela citar a existência de alguns blogs conhecidos como o de “Manolo The Shoeblogger” e também iniciativas que ela participou como o Moto – à – Porter da Motorola no SPFW de 2007, Biti  começou a analisar o mercado atual tanto internacional quanto nacional e por quê tantas garotas estavam sendo adeptas do blog de moda.

            Nessa parte da palestra foi que de fato a profissional colocou a situação em pratos limpos, citando a matéria escrita por Suzy Menkes no New York Times onde ela afirma “existe uma confusão sobre o elegante e o extravagante” nessa matéria a jornalista apontava o novo panorama da moda destacando o novo circo que não estava nas passarelas e sim na entrada dos desfiles, não é a toa que a matéria tinha o título de “O Circo da Moda” entre as destacadas na matéria estava a editora Anna Dello Russo como símbolo desse circo midiático de moda.


            Na esfera brasileira para Biti Averbach o que mais existe são blogs de patricinhas ricas que necessitam da internet para canalizar seu narcisismo exacerbado, ela também criticou os blogs com equipe, pois se há uma equipe não é mais blog e sim um site para ela o blog em sua essência precisa ser escrito em 1° pessoa e também ser 100% autoral. Entre os blogs que fizeram essa travessia de formatos a profissional citou o Petiscos de Julia Petit para ela o site dela sai do formato repercussão de notícias e busca o novo interpretando as informações. Ela pontuou que o formato repercussão é muito visível nos blogs de moda nacional o que deixa a blogosfera chata e sem novidades.


            Um dos maiores absurdos nesse mercado para a profissional está a não citação de fontes, para ela além de ser crime isso é apropriação do trabalho alheio e mostra que o gerador de conteúdo não é honesto com seus leitores. Concordo plenamente com a visão de Biti Averbach, muita gente me pergunta por que não gosto de determinados blogs da área, eu sempre respondo que não gosto, pois não me adiciona informação, ter um blog é uma responsabilidade muito grande e acredite que ela vai muito além de looks do dia e desfiles de moda, um blog tem que acrescentar algo. 

Equipe do Petiscos por Julia Petit nas manifestações de São Paulo
(Fotos retiradas de Petiscos e Circolare)

Um comentário:

  1. Obrigada pelos posts. Fico feliz que o conteúdo da palestra tenha gerado reflexão e repercussão aqui.
    Um abraço,
    Biti

    ResponderExcluir