segunda-feira, 3 de junho de 2013

Marie Rucki e a Moda (Parte I)

“Atualmente os assessórios fazem funcionar o Prêt – a - Porter”


            Acredito que já tenha falado aqui de Marie Rucki a famosa diretora do Studio Berçot de Paris uma das mais famosas escolas de moda no mundo, junto com o IED (Istituto Europeo di Design) e Istituto Marangoni de Milão. Acontece que diferente dessas duas escolas Marie já esteve algumas vezes no Brasil ministrando palestras em parceria com a Casa Rhodia onde ela deu aulas a Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho entre outros famosos estilistas.

            E mais recentemente ela retornou em parceria com a Escola São Paulo de Isabella Prata, tive a oportunidade de assistir suas aulas nas duas vezes em que ela esteve presente, faz certo tempo, mas precisamente 2009, porém o conteúdo passado está complemente conectado com o panorama atual da moda. Já que lá em 2009 ela deixava claro que o mercado jovem é filho da globalização e que na moda brasileira tudo acontecia muito rápido.

            Nesses encontros ela falou um pouco de tudo e principalmente deu um panorama bem interessante das marcas e também do mercado de moda no eixo EUA- Europa, em suas palavras ela destacava a eficiência do que ela chamou de “Sistema Chanel” que consiste em dar novo brilho as antigas maisons de couture renovando seu estilo, entre exemplos bem sucedidos ela destacou o próprio Karl Lagerfeld e citou outras tentativas como Albert Albaz (Lanvin) no período de duas estações que ele esteve na Yves Saint Laurent, Rochas que nas palavras dela realizava uma moda “vegetativa” com coleções sem brilho muito similares as de antigamente. Em 2009 John Galliano havia revolucionado a Christian Dior com seus desfiles show e o excesso de opulência que marcou o renascimento da marca, na opinião de Marie ele é o chamado estilista emocional que tem muito talento e principalmente que revolucionou tudo que se conhecia da marca.


            Pode parecer um pouco chato esse post, porém os ensinamentos podem ser colocados em pratica ainda hoje, por essa razão essa semana  colocarei aqui um pouco do que ela me ensinou e merece ser observado até hoje no mercado de moda.

(foto retirada de: Urbanistas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário