quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Mercado de Luxo (Parte II)

“Hoje o luxo é proporcionar experiências”


            E continuando sobre a mesa de luxo no Moda Camp depois de explicaram sobre a falta de cultura de luxo no país, os três profissionais da mesa mostraram alguns gráficos bem interessantes onde estava explicada o por quê da existência dos 5 esses do luxo (estética,ética, experiência,excelência) + exclusividade. 

A primeira vista essas são qualidades que procuramos em qualquer produto, porém no mercado de luxo elas significam o algo mais do produto:

Estética = força da Marca
Excelência = oferecer o melhor
Ética = ser sustentável
Experiência = na cabeça do cliente

No Brasil isto está se desenvolvendo, os profissionais convidados foram unanimes em dizer que no período que estamos sobressai mais a ostentação que qualquer outra coisa no estilo de programas como mulheres ricas da TV bandeirantes, na Europa essa ostentação já passou hoje o mercado por lá embora não esteja nos seus melhores dias valoriza outros sentidos do luxo e principalmente a qualidade seja em coisas pequenas como um lenço. Como disse a diferenciação acontece por causa principalmente do conhecimento, isto é as pessoas inseridas no mercado podem ser divididas em duas classes os novos ricos que na ânsia por exclusividade exibem logomarcas gigantes de marcas “fashion”, e os ricos de verdade que procuram a diferenciação por meio da cultura e do estudo não se importando em não estar “na moda”.



            É importante destacar que o segmento “fashion” muitas vezes não é considerado luxo simplesmente por não ter excelência, luxo se pensarmos assim é poder usar uma roupa da Chanel, Dior, Alaia e não uma camiseta da Hollister, Abercrombie e derivados por quê? Por que as primeiras são maisons tradicionais e reconhecidas com uma grande história, e as segundas são apenas equivalentes a Hering no mercado estrangeiro.

Basicamente quando falamos em mercado de luxo, esse são os principais pontos a serem observados, já que além de uma etiqueta procura-se um estilo de vida e principalmente princípios sólidos. Como Giulio disse no encerramento da palestra:

“Ética não é só da porta a fora deve começar de dentro, o que você constrói dentro da empresa passa para o cliente.”


            Sendo esse conceito que também deve ser analisado quando forem consumir produtos do mercado de luxo. 

(fotos retiradas do Flickr do IED - São Paulo)

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