segunda-feira, 1 de julho de 2013

A História do jeans brasileiro por Renato Kherlakian

A história do Jeans no Brasil passou pelas araras da Zoomp



            E finalmente chegamos ao fim do Moda Camp, é que aconteceu tantas coisas diferentes que resolvi abrir o leque de assuntos aqui no blog, porém voltemos ao assunto principal. No último dia antes da homenagem a Costanza Pascolato como ícone de moda do evento, esteve presente o estilista criador da Zoomp Renato Kherlakian, acredito que vocês leitores já devem ter ao menos ouvido falar dessa marca que foi a pioneira em criar um jeans 100% nacional, muito antes de Tufi Duek e a Forum ou a Ellus de Adriana Bozon e Nelson Alvarenga.

            Durante a palestra Renato contou um pouco de sua vida e como foi a descoberta de seu talento para a criação de moda, com intervenções sabias de Costanza ele contou que a Zoomp foi o maior trabalho de branding existente isso na época nem existia uma marca que realizasse tal feito, também citou que seu início pela moda foi com Traudi Guida (Le Lis Blanc) ainda na década de 60 criando uma coleção baseada no patchwork que ia de calças jeans a bolsas captando o espírito dos anos 60, porém sua 1° coleção fixa foi em 1973 em uma loja chamada Elle, Toi, Moi  que era comparável a NK Store de Natalie Klein atualmente. Foi com esse perfume de renovação dos anos 70 que a Zoomp nasceu depois de uma temporada em Macaé no Rio de Janeiro, em 1974 ele abre a sua firma cristalizando de fato o nome Zoomp como um jeans elaborado, porém fluido que se adaptava em qualquer corpo independente do molde isso foi conseguido através de uma numeração impar ao invés dos tradicionais 42, 44,46 a marca se utiliza de 43, 45,47.

 

            A Zoomp sempre procurou fazer um produto clássico que se aliasse a dois preceitos o de marca e qualidade, pessoalmente digo que eles foram atendidos, pois o raio que a marca utilizava em suas etiquetas se tornou amplamente conhecido, quanto a qualidade isso é indiscutível. Com um novo modo de marketing de “bunda em bunda” a marca foi crescendo exponencialmente com inacreditáveis 82% de vestibilidade, isto é que 82% da clientela encontrava a sua calça em uma das lojas da marca, fato até então inédito para o mercado nacional, nesse panorama de crescimento exponencial Renato fez em 1979 o 1° grande desfile de São Paulo, usando a gafieira sandália de prata como locação o estilista em parceria com Paulo Ramalho criou um desfile lúdico onde aproveitou para cristalizar o raio amarelo e também lançar uma linha de jeans infantil.

            No início dos anos 80 a marca já possuía a maior equipe de criação do país, em suas salas já passaram Alexandre Herchcovitch, Jum Nakao e Marcelo Sommer em início de carreira com essa ampliação a marca se viu forçada a ter um lugar só para desenvolver seus produtos. Nesse mesmo período houve a necessidade a abertura da monomarca Zoomp, isto é uma loja exclusiva onde o público encontraria toda a linha de produtos, depois de negociações não realizadas como o Shopping Iguatemi, Renato encontrou um ponto no recém-inaugurado Shopping Eldorado em 1981, contratando Sig Bergamin como arquiteto a loja nesse endereço oferecia o jeans como um produto de luxo como uma joia.



            A partir desse momento a Zoomp se fixa presente em diversos endereços sob o nome de Alta Tensão, esse nome foi retirado de uma coleção da marca e só era dado a lojistas que vendiam 70% de mercadorias da Zoomp foi o que podemos chamar hoje de franquias, isso dava abertura a lojas com uma estrutura bacana a serem representantes “exclusivos” da marca de Renato, porém com a inauguração da 10° loja com o título de “alta – tensão” todas as lojas anteriores se tornaram Zoomp dessa vez realmente cristalizando o sistema de franquias.  E a década foi passando com a reedição de clássicos, a Zoomp durante os 80 se revisita criando novas versões as calças baggy em 1982, só durante esse período a marca já totalizava impressionantes 4 milhões de calças no mercado.


            Além de reinventar o jeans a marca também auxiliou modelos em início de carreira como na campanha de 15 anos da marca, onde a atriz Ana Paula Arósio também com 15 anos foi a estrela, porém marca já teve Gisele Bundchen no início de carreira além de Mario Testino que colaborou com a marca durante 6 campanhas e Carine Roitfeld que foi produtora nesse período. Nos anos 90 foi criada a 2° linha da Zoomp com uma pegada mais jovem e divertida a Zapping nasceu depois de um artigo escrito por Costanza Pascolato em 1994, Renato define as marcas da seguinte maneira a Zapping era seu lado roqueiro e a Zoomp o lado orquestral como se fossem dois lados da mesma moeda. Nos anos 2000 a marca se tornou um ensopado de estilos atendendo a todos os públicos, mas sem se descuidar do estilo e da qualidade tão conhecidas nessa trajetória, só de jeans nesse período vale mencionar que a marca utilizava 300 milhares de metros lineares. 


(Fotos retiradas de: Mundo das Marcas e FFW)


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