sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Sensualidade Religiosa no inverno de Dolce & Gabbana

Domenico Dolce e Stefano Gabbana misturam religião e moda


            Que a moda e religião sempre dialogaram não é segredo para ninguém, seja em imagens ou referências o sagrado sempre esteve ligado ao vestir, isso vem desde silhuetas ou gola. Seguindo esse preceito a italiana Dolce & Gabbana foi além, usando Monica Belluci como musa a dupla fotografou sua campanha de inverno em uma locação que remete a um seminário, não é a toa que Monica aparece cercada de modelos que se assemelham a jovens padres.


            A marca ainda vai além mostrando uma sensualidade recatada o que difere das campanhas anteriores, prestando atenção nos detalhes da campanha se percebe que a marca explorou pontos até então escondidos através das cores e estampas, em algumas fotos o ponto de cor não está em Monica Belluci e sim ao fundo. Esse uso dá outra ideia a campanha e também a marca já que não é uma sensualidade exagerada e óbvia.

  

            Para quem conhece o trabalho dos designers entende que essa campanha na verdade é apenas uma releitura das raízes italianas onde o catolicismo é muito forte, portanto a ideia de “transgredir” as regras sacras da igreja é muito fascinante e sedutora. Esse conceito também surgiu no desfile da marca onde houve uma exploração de imagens sacras e o uso dourado nos remetendo ao período barroco, descobri que a inspiração da coleção foi justamente uma catedral localizada na Sicília terra de Domenico Dolce.

   



            Dessa catedral os designers retiraram cruzes ornamentadas que foram utilizadas como acessórios lembrando os anos 80, as silhuetas com um toque anos 60 e extremamente ornamentadas como se fossem azulejos ou vitrais o que de fato inspirou os estilistas, a cor vermelha também apareceu no desfile principalmente em vestidos de festa, já que embora uma cor sagrada para a religião à cor também remete a sensualidade principalmente em vestidos como os que foram apresentados que além da cor também tinham renda criando uma sensualidade recatada. E por fim o dourado uma cor chave nessa coleção da dupla, aparecendo em diversos looks destaque para um composto de top “corselet” e saia ornamentada remetendo a uma rainha transgressora assim como Domenico Dolce e Stefano Gabbana. 


(Fotos retiradas de Lilian Pacce, The Sartorialist e Red King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário