quinta-feira, 11 de julho de 2013

YouPix: Blogs: conteúdo além da forma (Parte III)

O Comentário é importante e não lê-lo é falta de respeito

Ivo Neuman

            E está chegando ao fim a mesa mais interessante da Youpix, embora as mesas de Feminismo, Jornalismo e Feliciano foram estimulantes ao menos para mim essa de conteúdo foi a melhor, já que fala de um mercado em franco desenvolvimento onde cada vez mais é necessária uma atenção especial, principalmente no que diz respeito a publicidade e por quê não ao conteúdo também.

            Após os profissionais enumerarem as potencialidades do blog como veículo de comunicação, houve comentários sobre as plataformas de divulgação de conteúdo, no caso o Facebook de Mark Zuckerberg e o Twitter de Jack Dorsey, do mesmo jeito que ambas tem defeitos há também potencialidades, embora na rede de Mark isso fique mais visível, para os participantes da mesa o principal problema do Facebook é a moralidade excessiva isto é a interpretação de cada um segundo um deles a rede de Zuckerberg permite que o usuário faça uma conotação sobre o conteúdo postado tornando-o diferente do foco principal e distorcendo seu sentido o que inclusive pode se tornar uma advertência para a página emissora.

Humberto Oliveira

            Já no twitter por ser mais dinâmico isso não acontece, esse dinamismo também permite uma comunicação interativa o que para os participantes é um ponto de interesse e facilita a comunicação em mão dupla. Porém nem só de conteúdo é feito um blog, há também os comentários que auxiliam o blogueiro na criação de textos e posts envolventes esse é o caso de Maurício Cid que recebe muitos emails de leitores, se os comentários tem um lado bom é a interação, porém há também o lado ruim que é o comentário anônimo se por um lado ele auxilia o crescimento do gerador de conteúdo por outro ele permite a existência dos trolls da internet que vivem de comentários deselegantes sem ao menos ler o post substancialmente e compreender o assunto.

            Mas há um comentário válido que é o via facebook, ele é muito interessante já que através de programas como disqus que fornece uma plataforma onde as discussões são centralizadas e permite integração com o Facebook e Twitter o que exibe o seu avatar na rede eliminando os comentários troll. Agora que já temos comentários como proceder? O comentário é importante sem duvida, por essa razão não lê-lo ou respondê-lo é um “crime” considerado na internet uma falta de respeito, já que se houve comentário é por que o leitor prestigia seu trabalho e espera uma resposta para saber que você o compreende e entende, isso significa que se você responder displicentemente aguarde uma resposta no mesmo tom.

Luide Matos

            Por fim é sempre bom lembrar que no blog é o gerador que cria os leitores e não o contrário, portanto se fizer um trabalho interessante e consistente acredite que haverá público que o consumirá e só procurar seu nicho e focar nele.  

(Fotos retiradas de OButeco, Blogosfera Capixaba e Google +)

Nenhum comentário:

Postar um comentário