segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E o Governo incentiva a moda ou o evento de moda?

A Lei Rouanet  bancando a moda autoral para gringo nenhum botar defeito



            Que a moda brasileira não é mais restrita a alta sociedade, não é novidade nenhuma. Porém ontem aconteceu algo bem importante que merece análise aprofundada o Ministério da Cultura aprovou o projeto de três estilistas: Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga e Pedro Lourenço, através dessa aprovação eles podem captar recursos para realizar dois desfiles sejam eles no Brasil ou no exterior no caso de Pedro e Alexandre.

            Mas a pergunta que fica é, até que ponto essa aprovação é benéfica no mundo da moda? Não seria hora de o ministério de fato fomentar a cultura de moda no Brasil ao invés de patrocinar desfiles? Alexandre, Ronaldo e Pedro estão bem sucedidos não é a toa que o 1° vendeu sua marca para o grupo InBrands, o 3° contem todo o background de seus pais Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço e Ronaldo é um daqueles fenômenos que crescem a olhos vistos, então para quê o apoio do governo? Faz muitos anos que Alexandre desfile fora do país será que esse dinheiro é realmente necessário?


            E ainda digo mais em um país sem cultura de moda é meio esquisito que o governo se preocupe com os grandes estilistas, é hora de o governo enxergar talvez um museu de moda e tecido como os de Paris e Londres. É estranho pensar em um país que venda seus talentos sem o mínimo de background, porém é justamente isso que tem acontecido. Isso não quer dizer que sou contrário, acho muito válido que tenha projetos aprovados pela lei porém até que ponto eles são necessários, há algum tempo Daniela Mercury, Cláudia Leitte e Ivete Sangalo tiveram seus projetos aprovados, porém será que elas necessitavam de captação de recursos? Não debato nesse artigo a questão de moda ser ou não arte já que ela é de fato uma expressão artística, debato aqui simplesmente a questão de que esse dinheiro não seria mais bem empregado em uma fundação ou criação de um museu que contasse a história de Clodovil, Zuzu Angel, Ronaldo Esper, José Gayegos... nos moldes da exposição da FAAP em 2012?


(fotos retiradas de FFW, recomendo a leitura do artigo escrito por Camila Yahn) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário