quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Moda Inclusiva: um novo horizonte para um antigo mercado

5° Moda inclusiva apresenta uma nova faceta do mercado de design


            Quase nunca falo aqui sobre inclusão, não é por que não quero e sim por que faltam projetos que incluam de fato as pessoas na engrenagem da moda. Esse é o caso do projeto Moda Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, capitaneado pela Dr Linamara Rizzo Battistella o projeto procura estilistas tanto em nível técnico quanto em graduação para criar roupas de design, porém funcionais incluindo os deficientes no mundo da moda.


            É cruel pensar assim, mas o mundo da moda é muito restritivo, com pessoas diferentes que não tem o ”visual”, esse concurso vem com esse intuito o de quebrar paradigmas e mostrar que sim é possível, com direção de Daniela Auler ele promove uma aula de conscientização e cidadania mostrando essa possibilidade. Lançado em 2009 esse concurso é inédito no mundo, como salientado na carta de apresentação do evento ”Incentiva os participantes a lançarem um olhar fashion e desenvolverem soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência” seria o suficiente, porém o evento ainda conta com um grande desfile e premiação além de abrir os olhos da indústria para um potencial mercado consumidor, sabia que no Brasil existem 45,6 milhões de pessoal com algum tipo de deficiência? Será que esse mercado é atendido pelas marcas? Ai que está o objetivo do governo que é democratizar a moda.



            Não é a toa que o concurso conta com apoios importantes do meio de moda como a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Pense Moda, SindiTêxtil, Mário Queiroz, Vicunha, IED, Casa de Criadores, Singer, Fashion Mob entre outros. Eu estive presente no evento alguns anos atrás e fiquei admirado com a qualidade e principalmente com o design das roupas apresentadas, só posso parabenizar a secretaria por enxergar a moda como um mercado sério que necessita de iniciativas inclusivas.


            E como é de praxe as inscrições para a quinta edição já estão abertas, acessem o site para mais informações:


(Fotos retiradas de: Inclusão também é Moda e Ifearless)

Nenhum comentário:

Postar um comentário