quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SPFW: Alexandre Herchcovitch (Masculino)

Um cangaceiro punk, unissex e militar.


            Se o desfile anterior se inspirou na elegância e delicadeza das artes plásticas, o mesmo não pode se dizer de Alexandre Herchcovitch que criou um homem no sentido clássico da palavra. Gótico, punk e unissex o homem de Herchcovitch encara a vida moderna como um cangaço e sua roupa é uma armadura de alto valor agregado sendo construída com tecidos tecnológicos.

            A trilha foi um capitulo a parte já que trouxe o Sepultura de Derick Green, o que faz todo o sentido já que a coleção era pesada e estruturada como se fosse um uniforme militar. O interessante é que Alexandre decompôs o cangaço explorando uma vertente densa e inexplorada desse personagem tão estereotipada da cultura brasileira. Embora apresentando a coleção masculina o estilista colocou na passarela três modelos para exemplificar a convergência de sua coleção, foram elas: Geanine Marques da Stop Play Moon, Carol Ribeiro e Ana Cláudia Michels que encarnaram uma Maria bonita gótica e decidida.


            Outro ponto interessante é que embora desconstruída, havia várias referências a figura clássica de Lampião, como a estrela de cinco pontas que nas mãos de Alexandre se transformou em um tricô, o conjunto meia  e legging representando as perneiras  entre outros. Entretanto o destaque principal foi a série de casacos em matelassê com estampas de onça combinadas, pode parecer estranho, mas o estilista conseguiu com muita astúcia combinar o animal com o preto denso e pesado.

            Por fim destaco as saias bordadas que apareceram em alguns looks, pode parecer besteira, entretanto é interessante ver que os kilts de Alexandre tem uma linguagem toda própria não quebrando a atmosfera cangaço, punk militar. Outro ponto interessante foi que o estilista se apropriou da estética militar para criar os trench coats que remetiam aos ingleses da Burberry e aos alemães de Adolf Hitler.



            Faz algum tempo escrevi que Alexandre estava numa encruzilhada, agora após ver o seu desfile masculino tive a constatação que toda a dúvida sumiu. E que ele ainda é o criador que sempre foi. 

(Fotos retiradas de FFW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário