quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

De Onde Vem a Tendência por Patrícia Sant'Anna

“As Ideias Não vêm do nada”

Patrícia Sant'Anna

            Foi exatamente assim que Patrícia Sant’anna explicou a pesquisa de tendências no Senac de São José Dos Campos. Entretanto antes desse ponto Patrícia explicou alguns pontos sobre como surgem às ideias na área de moda. Antes de tudo ela disse que a tendência não é um termo unicamente de moda, ele vem da estatística o que significa que além de estilo tendência tem um viés matemático importante.

            A maioria das pessoas acredita que o que sai na Vogue é tendência, a profissional deixou bem claro que não é. O que se vê na revista é o que ela chamou de lifestyle consolidado, isso se encaixa também na revista britânica Wallpaper que mistura moda, design e arquitetura propondo um estilo de vida aos seus leitores. Outro ponto desmistificado pela profissional foi o “feeling” isso segundo ela é um papo furado, pois como ela salientou “as ideias não vem do nada”. Um exemplo dado por ela e muito próximo a nós foi o do IPHONE 5S, a cor dourada foi escolhida para atingir o mercado chinês já que essa cor lá significa ostentação.





            A profissional ainda explicou que a tendência pode ser dividida em quatro estágios destinados a públicos diferentes. A pesquisa começa com um intervalo de três anos destinados a pesquisa têxtil e de pigmentos, posteriormente a essa pesquisa as marcas de confecção começam a pensar na roupa como um produto de varejo com um intervalo de dois anos, as fast fashion por sua vez trabalham com a diferença de um ano e o varejo como conhecemos trabalha com o intervalo de seis meses. Pode parecer um pouco confuso, mas para ter a roupa no armário ela demorou seis anos e meio entre a pesquisa têxtil e o varejo, é muito comum as pessoas não terem essa visão sobre a tendência, entretanto é um mecanismo importante para entender a moda e compreender o valor da peça.

            Patrícia ainda destacou que a inspiração nada mais é que uma construção, já que a moda se propõe a criar uma narrativa. Mas como criar essa narrativa? Ela disse que isso só se consegue praticando a criatividade já que ela tem que ser fomentada e praticada, já que criar pura e simplesmente não é uma invenção, e a inovação não é a mesma coisa.



            Assim como os posts de Daniela Falcão, Silvana Holzmeister e Karina Kotake esse também será dividido, já que Patrícia passou alguns conteúdos importantes principalmente na área de pesquisa de moda. Conteúdos muitas vezes ignorados por supostos “blogueiros” de moda, que só enxergam o produto final e não a pesquisa agregada a ele.

(Fotos retiradas de Tendere, Male Models Scene e Design Scene) 

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