quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Paris Haute Couture: Jean Paul Gaultier

Uma Borboleta teatral e burlesca



            Depois da realeza de Elie Saab, Jean Paul Gaulter foi exatamente o antídoto necessário. Se um estilista trabalha elegantemente com criolinas e tules, o enfant terrible da costura francesa anarquizou todas essas regras assim como Vivienne Westwood.

            Inspirado nas borboletas, o estilista as desconstruiu explorando desde as cores até a estrutura desses pequenos insetos, essa desconstrução era visível nos looks apresentados já que cada um tinha um detalhe e uma estrutura diferenciada, a 1° vista parecia haver uma falta de unidade na coleção de Gaultiter, mas isso não ocorreu já que ele soube trabalhar apuradamente com cada um dos componentes da borboleta.



            Sua alfaiataria merece todos os elogios, com saias e paletós estruturados ele conseguiu trazer a referência para o cotidiano explorando as golas dos paletós como se fossem asas da borboleta o que dá um efeito impressionante ao vivo, além disso, Gaultier também criou calças e blusas mais rebuscadas na medida para sua clientela mista assim como as linhas de criação apresentadas. O mais impactante foi que o estilista subverteu as regras e não apresentou grupos de roupas e sim alternou mostrando looks conformistas com outros mais ousados.

            Nessa coleção também era possível perceber um tom de retrospectiva, em um dos looks Gaultier recriou sutilmente o corselet de Madonna no show ambição loira de 1990, porém o final do desfile guardava alguns pontos de impacto onde de fato estava a borboleta proposta, usando Dita Von Teese como modelo o estilista apresentou a inspiração em completa magnitude, embora o último bloco tenha sido majestoso em sua totalidade o look de Dita era de fato a borboleta com direito a estruturas semelhantes a asas e cores também semelhantes as do inseto. E como todo desfile de couture, Gaultier encerrou a apresentação com uma noiva, mas não a convencional de vestido branco sonhador, e sim com uma bailarina de cabaret de véu e penas como as dançarinas de cancan.


 

(Fotos retiradas de WWD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário